Schwing Stetter

40 anos

UHE Santo Antonio

Enviado em: 08/02/2013 às 20:02:34

Uma obra de grande desafio exige equipamentos de excelente qualidade e confiabilidade. Por isso, a SCHWING-Stetter, em parceira com as Construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez, está fornecendo equipamentos de alta produtividade para a demanda de construção da UHE Santo Antonio. Entre eles, 4 Centrais Misturadoras Horizontais para Concerto modelo H3, com capacidade unitária de 150 m3/h.

Veja algumas fotos da montagem das centrais:

Energia e desenvolvimento

A Santo Antônio Energia é a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada.

O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem entre seus acionistas as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) – encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

A construção da Usina teve início em setembro de 2008. Quando entrar em operação, em 2012, a UHE Santo Antônio – que tem investimento aproximado de R$ 13,5 bilhões – será a terceira maior usina do Brasil em energia assegurada, com uma potência instalada de 3.150,4 megawatts – o que equivale a 4,3% de toda a energia gerada no Brasil em 2007. Este projeto foi pensado para gerar o melhor desempenho operacional aliado ao menor impacto ambiental, garantindo, assim, que um dos maiores empreendimentos hidrelétricos do país seja ao mesmo tempo sinônimo de desenvolvimento sustentável.

Por sua localização em plena bacia Amazônica, o empreendimento inclui tecnologias e estudos ambientais inéditos no Brasil. As turbinas adotadas 44 do tipo bulbo aproveitam a velocidade e a vazão normal do rio Madeira – sem a necessidade de grandes quedas d’água. Isso exige a formação de um reservatório muito menor que em uma hidrelétrica tradicional, diminuindo, consequentemente, a área alagada.

O obra também é pautada por rigorosos procedimentos para atenuar os impactos ambientais na região, definidos pelo Plano Básico Ambiental, aprovado pelo Ibama. A Santo Antônio Energia cumpre seu compromisso no relacionamento com a população atingida pelo projeto, pautado pelo respeito e transparência. Por meio de ações de desenvolvimento cultural, social, ambiental e econômico, a empresa contribui para o fortalecimento do elemento humano, incentivando suas capacidades e possibilitando novas perspectivas.

O projeto é financiado com recursos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social por meio de financiamento direto e repasse, do FI-FGTS – Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e do FNO – Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.

União e Investimento

A implantação de um projeto do porte da UHE Santo Antônio é possível graças à união de diversos grupos e empresas. A Santo Antônio Energia, à época do leilão de concessão realizado pelo governo federal, ainda estava organizada sob a forma de um consórcio. Composto por sete empresas, sendo duas da área de construção, duas do setor de energia e o fundo de investimento FIP (Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia), formado pelos bancos Santander e Banif e pelo Fundo de Investimento do FGTS, após o término do leilão, criaram a Santo Antônio Energia, sociedade de propósito específico responsável pelo desenvolvimento da UHE Santo Antônio, tornando-se, dessa forma, sócios da empresa.

Marca Furnas

Furnas Centrais Elétricas S.A., empresa brasileira do setor elétrico, atua no desenvolvimento de estudos, planejamento e gerenciamento da implantação e exploração de empreendimentos de geração e transmissão de energia elétrica. Furnas é uma empresa da administração indireta do Governo Federal, vinculada ao Ministério de Minas e Energia e controlada pela Eletrobrás. Com obras em nove estados brasileiro, além do Distrito Federal, a empresa conta com um complexo de onze usinas hidrelétricas e duas termelétricas, totalizando uma potência de 9.910 MW, o que representa aproximadamente 10% da geração do país. De toda energia consumida no Brasil, mais de 40% passam pelo Sistema Furnas.

www.furnas.com.br

Marca Odebrecht

A Construtora Norberto Odebrecht S/A, grupo brasileiro na área de engenharia e construção, investe em projetos de infra-estrutura, com foco nos setores de energia, de transportes e de água e saneamento básico. Com participações na América do Sul, América Central, nos Estados Unidos, na África, em Portugal e no Oriente Médio, a empresa atua ainda nos segmentos de óleo e gás, bioenergia, engenharia ambiental e empreendimentos imobiliários e de transportes.

www.odebrecht.com

Marca Andrade

O grupo Andrade Gutierrez Participações S/A, empresa brasileira com participação internacional em 15 países, atua no segmento de engenharia e construção, telecomunicações, energia e concessões públicas, com o desenvolvimento e execução de grandes empreendimentos nas áreas de saneamento urbano, obras civis e projetos integrados de irrigação.

www.andradegutierrez.com.br

Marca Cemig

A CEMIG Geração e Transmissão S/A é uma empresa mista controlada pelo Governo Estadual de Minas Gerais. Composto por 40 companhias e sete consórcios, o grupo atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, com investimentos também em distribuição de gás natural e linhas de transmissão de dados. É um dos maiores conglomerados empresariais do setor energético brasileiro, sendo responsável por aproximadamente 12% da energia elétrica produzida no país; além de participação no Chile.

www.cemig.com.br

Marca Banif

A atividade de Banco de Investimento do Grupo é desenvolvida sob a marca global Banif Investment Bank, atuando no Brasil através do Banif Banco de Investimento (Brasil) S.A., da Banif Corretora de Valores e Câmbio S.A., da Banif Investment Managers, através das suas empresas Banif Nitor Asset Management S.A. e Banif Private Equity S.A., e Beta Securitizadora S.A. Nossas principais áreas de atuação são: Mercado de Capitais, Corporate Finance e M&A, Tesouraria, Private Equity , Corporate Banking, Private Clients , Renda Fixa, Real Estate, Renda Variável, Research e Asset Management.

www.banifib.com.br

Marca Santander

Com 150 anos de existência e atuação em mais de 40 países, o banco espanhol Santander é, atualmente, o 12 banco do mundo em capitalização em bolsa e o 7 colocado em obtenção de lucro. Presente no Brasil há cerca de duas décadas, concentra-se nas áreas de varejo, empresas, Global Banking & Markets e gestão de recursos de terceiros – sendo considerado o terceiro maior banco do país, com oito milhões de clientes.

www.santander.com.br

Marca FGTS

O FI-FGTS é um fundo de investimento criado com recursos oriundos do patrimônio líquido do FGTS. O Fundo tem por finalidade investir em projetos de saneamento e infraestrutura nos setores de rodovias, portos, hidrovias, ferrovias e energia.

www.caixa.gov.br/fgts

Enviado por Schwing |
© Copyright SCHWING-Stetter Brasil 2017
Rod. Fernão Dias, km 56 - Terra Preta - Mairiporã - SP - Brasil - CEP: 07600-000
Tel.: 55 11 4486-8500 | Fax.: 55 11 4486-1227 / 1344
desenvolvido por Geosfera