Schwing Stetter

40 anos

SCHWING Stetter Central Gelo UHE Jirau UHE Sto Antonio

Enviado em: 18/02/2013 às 14:02:20

A unidade geradora de gelo e água gelada SCS foi desenvolvida especificamente para satisfazer as exigências da indústrias de concreto. Até o momento, os geradores de gelo comuns que ainda são comercializados possuem, sem exceção, uma unidade de geração de gelo a tambor, desenvolvida originalmente para suprir as necessidades da indúsitria alimentícia.

Estas unidades só conseguem funcionar com temperatura de evaporação muito baixa, de até – 28 graus C. A temperatura de armazenamento do gelo produzido é de aproximadamente – 6 graus C. Esse dado é importante para a indústria alimentícia, onde é exigida uma temperatura mínima para o armazenamento e conservação dos alimentos. 

Para o resfriamento de concreto, essa solução apresenta várias desvantagens: devido à baixa temperatura de evaporação da unidade de geração de gelo, são necessárias capacidades de refrigeração extremamente elevadas, que exigem potentes compressores com motores de acionamento de grande porte e elevado consumo de energia. O efeito de resfriamento adicional do concreto obtido por meio desse gelo mais frio, comparado ao gelo SCS é algo difícil de comprovar.

– Uma tonelada de gelo a – 6 graus C contém aproximadamente 5 % mais energia de resfriamento do que a mesma massa de gelo a – 1 grau C.

Em um mistura padrão de concreto de aproximadamente 2,2 t de inertes (agregados, cimento, etc.) são adicionados aproximadamente 170 kg de gelo por cada m³. Comparando com o gelo mais frio -1 grau C, o gelo a -6 graus C produziria uma diferença de temperatura aproximada de apenas 0,5 graus C.

As máquinas de gelo SCS funcionam com amônia/NH³ do ar. Uma prova de confiabilidade do circuito de NH³ da máquina de gelo SCS está na homologação do equipamento em um fábrica de produtos químicos em Basileia, na Suíça  localizada bem no centro da cidade. Apesar das normas de segurança extremamente exigentes na Suíça e, não obstante haver um bairro residencial ao redor, o equipamento foi homologado sem alterações, por causa de seus sistemas de segurança perfeiros.

Enviado por Schwing |
© Copyright SCHWING-Stetter Brasil 2017
Rod. Fernão Dias, km 56 - Terra Preta - Mairiporã - SP - Brasil - CEP: 07600-000
Tel.: 55 11 4486-8500 | Fax.: 55 11 4486-1227 / 1344
desenvolvido por Geosfera