Schwing Stetter

40 anos

SCHWING S43SX harmoniza concretagem a cuidados ambientais, em obra da Construtora Rio Verde

Enviado em: 13/03/2014 às 17:03:39

A SCHWING S 43 SX tem produtividade 50% maior que a grande maioria de equipamentos de sua categoria, o que evita o acúmulo de grande quantidade de caminhões betoneiras na obra.

A cidade de Americana, no interior paulista, está sediando uma obra que concilia cuidados ambientais com sofisticação tecnológica dos equipamentos. O Empreendimento Garnet Residencial, da Construtora Rio Verde, se destaca pela proposta arrojada: são três torres – duas com 21 pavimentos e uma com 23 – em 59.940 m² de área construída, com 260 apartamentos a serem entregues em novembro de 2015. A obra está em processo de obter a certificação Aqua, que visa excelência de uma série de quesitos ambientais baseados em procedimentos adotados pela construtora.

Por exemplo, é utilizado no concreto da obra o cimento CPIII, produzido com menos queima de gases no processo de fabricação que o CPII. “Fazemos o aproveitamento da água da drenagem permanente do terreno, destinando parte dessa água para o canteiro da obra e o restante para rede pública”, explica o gestor da obra, engenheiro Gustavo Barosa Avallone. “A captação é feita por bombas e gera economia, mesmo essa água não sendo consumida em fins potáveis”, completa.

Outros processos chamam a atenção pelo cuidado com o meio ambiente, como a destinação de todos os resíduos para locais legalizados, central de reciclagem na própria obra para resíduos de entulho limpo, como concreto, tijolos, cerâmicas, e blocos – o material reciclado é 100% utilizado na pavimentação interna provisória, acessos, concretos não estruturais etc.

As etapas de obtenção da certificação Aqua, de acordo com Gustavo, ocorrem em três fases: na concepção do projeto, passo já conquistado pela Rio Verde, em seguida avalia-se o desempenho ambiental conforme as tecnologias aplicadas no empreendimento que está surgindo. A terceira é no final, onde se analisa se a obra é coerente com o projeto.

O processo de concretagem está superando as expectativas. “Contratamos o Grupo Concrezac, que executa os serviços de bombeamento de concreto e pisos industriais, por questões técnicas e operacionais , eles possuem equipamentos com desempenho ambiental favorável, superior ao usual encontrado no mercado”, ressalta Gustavo.

A empresa utiliza uma bomba SCHWING S43SX, com capacidade de bombeio de 140 m³/h, que equivale aproximadamente a 17 Auto Betoneiras por hora e atende aos índices de produtividade e exigências ambientais graças a uma série de recursos, como seu alcance capaz de atingir mais de 13 pavimentos permitindo que se faça o trabalho com mais rapidez, menor tempo de descarga, menor custo operacional e menor tempo de concretagem, com maior segurança na operação.

O sócio-diretor da Concrezac, Eng. Remer Zaccaria, explica que por conta da alta produtividade do equipamento, ela reduz o tempo de execução da obra otimizando as mobilizações do equipamento. “Os 43 metros de alcance do mastro da S43SX aliados ao caminhão Euro 5, que vai ao encontro da redução dos níveis de emissões de carbono, são os maiores aliados da obra na parte de concretagem, informa Remer.

Eng. Remer Zaccaria – CONCREZAC

Com isso, é possível reduzir horas extras, o consumo de diesel, e pode ser feita a execução de grandes volumes de concreto, como lançar mais de 27 caminhões em duas lajes do empreendimento, além de alcançar com a lança pavimentos com mais de 10 andares. “As bombas de maior alcance nos permitem, juntamente como o Spider, otimizar o lançamento sem que as armações (negativos e positivos) e a parte elétrica sejam abaladas. Também há economia de mão de obra com a automação, permitindo que os colaboradores sejam direcionados para outros locais do empreendimento”, diz ele.

Da mesma forma que a Construtora Rio Verde busca o selo Aqua, a Concrezac utiliza equipamentos que refletem em boa produtividade e redução de custos. As bombas Schwing têm aproximadamente 25% de economia de combustível no bombeamento de concreto, segundo um estudo realizado pela SCHWING-Stetter.

A Concrezac dispõe de equipe especializada que visita a obra antes da concretagem, avalia quantos andares serão feitos com a bomba, faz o dimensionamento correto e o acompanhamento técnico. “A SCHWING tem equipe eficiente para prestar assistência técnica e suporte ao cliente no local da obra”, acrescenta Remer.

Ecologicamente correta

A utilização da S43SX contribui para menor geração de poluentes na atmosfera, graças sua grande capacidade produtiva, o que evita o acúmulo de grande quantidade de tráfego de caminhões betoneiras na obra, aguardando descarregamento. “Durante o lançamento isso geralmente ocorre, mas com a SCHWING S43SX menos caminhões esperam na fila”, diz Gustavo, da Rio Verde.

Eng. Gustavo – Construtora Rio Verde

Em todas as etapas da obra, serão utilizados 24 mil m³ de concreto usinado procedente de usinas a um raio de 10 km do canteiro. Além do cimento CPIII, a construtora usa tintas a base d’água,desmoldante de origem vegetal, e outros produtos de menor impacto ambiental. A Concrezac Pisos Industriais faz não apenas o bombeamento, mas o lançamento e o acabamento do concreto e a cura química, que reduz consumo de água. “Se fosse feita a cura úmida, seriam utilizados aproximadamente 1440 m³ de água, ou seja, ali entrariam cerca de 144 caminhões-pipas”, diz Gustavo.

Remer arremata: “Equipamentos modernos e eficientes como a Auto Bomba SCHWING S43SX contribuem com ganhos na produtividade para obra do Garnet Residencial. A Concrezac mais uma vez inova oferecendo produtos alinhados à ações sustentáveis, como a da Construtora Rio Verde”.

Palavra do fabricante

“Com espírito inovador e buscando sempre a melhor tecnologia do mercado, a Concrezac que com excelência atua na construção civil prestando serviços especializados em Bombeamento de Concreto e Pisos Industriais de Alta Resistência, buscou na SCHWING-Stetter a solução exata para seu mercado.” afirma o Eng. Luiz Polachini, Gerente Comercial da SCHWING-Stetter.

“Fabricado no Brasil, (Código FINAME: 3023734), com a mais alta e confiável tecnologia do mercado mundial, o equipamento SCHWING S 43 SX possui design exclusivo com mastro de 5 seções abertura RZ5 (Roll-and-Fold Desdobramento e sistema “Z”), sistema de estabilização SUPER X que otimiza o espaço entre os pés de apoio facilitando a operação e manutenção, focando também a segurança no trabalho. Sucesso nas obras de todo o mundo, tanto em bombeamentos em grandes cidades quanto em grandes canteiros de obra.”, completa Polachini.

 

Da esquerda para a direita:
Eng. Gustavo – Construtora Rio Verde | Eng. Remer – Concrezac | Eng Luiz Polachini – Ger. de Vendas – SCHWING-Stetter

 

Alguns clientes que já compraram a SCHWING S43SX

Enviado por Schwing |
© Copyright SCHWING-Stetter Brasil 2017
Rod. Fernão Dias, km 56 - Terra Preta - Mairiporã - SP - Brasil - CEP: 07600-000
Tel.: 55 11 4486-8500 | Fax.: 55 11 4486-1227 / 1344
desenvolvido por Geosfera