Schwing Stetter

40 anos

SCHWING apresentará novidades para o segmento de Mineração na EXPOSIBRAM 2013

Enviado em: 18/09/2013 às 17:09:27

Empresa mostra no maior evento de mineração do País que, além do mercado de concreto, também produz equipamentos para mineração, a exemplo das Bombas de Pistão para bombeio de pastas e rejeitos de mineração (Piston Pumps for Mining).

A Schwing é referência em toda a América Latina na fabricação de equipamentos e soluções para produção e bombeamento de concreto. “Mas há vários anos,a empresa fornece equipamentos para o segmento industrial”, ressalta o presidente do Grupo no Brasil, Ricardo Lessa.

Oferecendo soluções completas para mistura, desaguamento e transporte de rejeitos pastosos nas operações de mineração, a Schwing chega a EXPOSIBRAM 2013 com as Bombas de Pistão. Elas são utilizadas nos projetos de Backfill, processo de enchimento das cavidades escavadas nas operações de mineração subterrânea. A empresa criou soluções que já estão sendo testadas e aprovadas em algumas regiões do País.

“Esse trabalho desenvolvido pelas bombas de pistão é importantíssimo, pois ele torna o trabalho mais seguro, possibilitando o desenvolvimento superficial posterior da mina”, explica Ralf Mota de Oliveira, engenheiro de vendas da empresa. “Além da segurança, esse trabalho vai evitar problemas de impactos ambientais comuns às barragens de rejeito”, completa.

Especialistas e profissionais da área de mineração comprovam o excelente desempenho no transporte por tubulação rígida para pastas de rejeito com concentração de sólidos superior a 70%. Testes pilotos foram  realizados nas condições reais de trabalho encontradas nas minas brasileiras e o valor também foi indicado pelo Coriolis da marca Endress+Houser, instrumento usado para medir a vazão e porcentagem de sólidos nos fluídos pastosos.

Com grande know-how de projetos no exterior e oferecendo soluções ideais a seus clientes, a Schwing tem possibilitado a realização de testes no Brasil. “A implantação das bombas de pistão para o transporte de pastas de rejeitos está sendo analisada pelas grandes mineradores instaladas aqui no Brasil. Na visão dos especialistas do segmento, a aplicação das Bombas de Pistão nos processos de transporte dos rejeitos pastosos nas mineradoras passará a ser muito utilizada em um futuro próximo”, aposta Ralf.

Entre as vantagens para a utilização desses equipamentos na mineração estão a não geração de CO², o aumento da produtividade, a longevidade do equipamento com baixo custo de peças de desgaste e a segurança operacional. “São esses fatores que consolidam as soluções da Schwing no mercado nacional”, destaca.

Líder no concreto e de olho na mineração

A SCHWING oferece a solução completa para seus clientes desde a mistura das pastas de Backfill através de suas plantas automatizadas, que possuem misturadores modernos de duplo eixo horizontal, até um sistema de automação e controle que possibilita as pesagens ideais de cada material. As soluções garantem a alta produtividade da pasta de Backfill com excelente homogeneidade de mistura.

A pasta de Backfill pode ser misturada com o rejeito do minério processado, pode ser adicionada ao cimento e a outros materiais necessários para atingir a composição ideal do material de enchimento. “Isso vai variar de acordo com a exigência de cada aplicação. A mistura é facilmente injetada com as bombas de pistão no enchimento das cavidades escavadas”, garante o vendedor.

Além de apresentar a solução tecnológica, a SCHWING possui profissionais de engenharia para analisar sua aplicação e análise dos benefícios do uso das Bombas de Pistão.

Especialista em transporte por tubulação

A Schwing é especializada em tudo que é transportado por tubulação flexível ou rígida, sempre utilizando a tecnologia da Bomba de Pistões. No setor de mineração, os equipamentos fazem o bombeamento de materiais pastosos; no de saneamento, bombeia e trata o lodo orgânico; no agropecuário, madeira e ração animal; no industrial, indústria de papel e celulose incluindo o segmento de óleo e gás, onde temos quatro embarcações PSVs da empresa CBO (Companhia Brasileira de Off-Shore) que já estão operando na costa brasileira, dando apoio às plataformas de petróleo para o bombeio do DrillCutting – cascalho do petróleo, resíduo proveniente das perfurações que não podem ser descartados no mar, além do bombeio de resíduos do bagaço de cana de açúcar para geração de Biogás.

A Schwing tem sistemas instalados em indústrias, como a Fábrica de Cimentos Holcim, em Pedro Leopoldo (MG), aplicadas no co-processamento de energia, que há cerca de oito anos bombeia resíduos químicos de petróleo para ser utilizado como combustível nas caldeiras dos fornos de Clinquer para fabricação de cimento; atualmente, a Schwing investe em vários projetos por todo o Brasil.

EXPOSIBRAM 2013
De 23 a 26 de setembro
Expominas – Belo Horizonte – MG
http://www.exposibram.org.br/

ESTANDE SCHWING-Stetter – R132
Nível Pavilhão

Com mais de 50 mil visitantes e 500 expositores, a Exposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM) e o Congresso Brasileiro de Mineração reúnem, a cada dois anos, centenas de empresários, organizações governamentais e privadas em um só lugar. Em 2013, os eventos entram em sua 15ª edição, a ser realizada de 23 a 26 de setembro, em Belo Horizonte (MG), pelo Instituto Brasileiro de Mineração. Maior feira de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM conta com 15 mil m² de estandes, nos quais estão representadas as principais mineradoras com atuação global e os grandes fornecedores de produtos e serviços. No espaço, eles apresentam novidades em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.

Enviado por Schwing |
© Copyright SCHWING-Stetter Brasil 2017
Rod. Fernão Dias, km 56 - Terra Preta - Mairiporã - SP - Brasil - CEP: 07600-000
Tel.: 55 11 4486-8500 | Fax.: 55 11 4486-1227 / 1344
desenvolvido por Geosfera