Schwing Stetter

40 anos

Equipamentos SCHWING bombeiam concreto na construção da UNILA, em Foz do Iguaçu.

Enviado em: 05/12/2013 às 09:12:12

A Auto Bomba para Concreto com Mastro de Distribuição Destacável SCHWING S32XD e a tradicional SCHWING S32X trabalham em conjunto nas instalações do prédio de aulas, do edifício central, do restaurante, da central de utilidades e da galeria técnica.

O célebre Oscar Niemeyer deixou sua assinatura numa obra que está prestes a se tornar referência em instalações universitárias erguidas no Brasil. Trata-se do Campus da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que está sendo construída em Foz do Iguaçu (PR) pelo Consórcio Mendes Junior Schahin em duas etapas. A primeira inclui a construção do prédio de aulas, do edifício central, do restaurante, da central de utilidades e galeria técnica, totalizando uma área construída de aproximadamente 80.000 m². Para a etapa futura, ficarão as complementares, compostas do prédio de Laboratórios, do Teatro, e do Centro de Recepção.

A Hobimix Concreto e Argamassa é a empresa fornecedora de soluções para a parte de concretagem da obra e utiliza equipamentos da SCHWING-Stetter, com elevada tecnologia e confiabilidade: a Auto Bomba para Concreto SCHWING S32X e a SCHWING S32 XD (Auto Bomba para Concreto com Mastro de Distribuição Destacável) que trabalham na aplicação do concreto na obra, com produção que gira em torno de 1.600 m³/ mês.

Auto Bomba para Concreto SCHWING S32X

O equipamento trabalha na primeira etapa de construção do campus, em andamento desde julho de 2011. A SCHWING S32XD faz a concretagem do prédio de aulas, com quatro pavimentos e área total construída de 33,5 mil m², do restaurante, com dois pavimentos e área de 9.350 mil m², e da central de utilidades, com cerca de 5.000 m², onde são aplicados em média 2.900 m³ de concreto. “Já a Auto Bomba para Concreto SCHWING S32X realiza o bombeamento de concreto das galerias técnicas instaladas no subsolo”, completa o gerente de produção da usina de concreto na obra, Thiago Reis de Oliveira.

A SCHWING S32XD e a SCHWING S32X tem capacidade para bombear até 96 m³/h, com pressão de concreto de até 85 bar. Além da possibilidade de desacoplar o mastro do equipamento para trabalhar como mastro separado para distribuição do concreto, o equipamento é projetado e desenvolvido para trabalhar nas pequenas, médias e grandes obras, com a máxima eficiência, confiabilidade e rentabilidade e excelente relação custo/benefício, podendo ser montado em caminhões standard de mercado, com kit para bombeamento de alta performance, mastro de distribuição com excelente diagrama de alcance, espaço fisico ideal para o transporte de tubulação e acessórios de concreto, pequeno espaço físico para estabilização e abertura do mastro.

Auto Bomba para Concreto SCHWING S32X

De acordo com Thiago, o mastro desacoplado está nas obras do edifício central que tem 23 pavimentos, 27.900 mil m² e abrigará a parte administrativa da universidade. “Em cada pavimento, ele faz a concretagem dos pilares e em seguida a da laje, depois efetuamos a elevação do mastro para a concretagem do próximo pavimento. Conforme a construção avança, aumentam as tubulações de concreto”, explica ele, acrescentando que aproximadamente 6.200 m³ de concreto já foram aplicados na construção desse edifício.

Mastro Desacoplado da Bomba em Funcionamento em conjunto com a Auto Bomba – SCHWING S32XD

O equipamento SCHWING S32XD, onde o mastro desacoplado trabalha combinado com a bomba para concreto, vem sendo aplicado com sucesso como um sistema de distribuição de concreto prático e rápido, permitindo que a grua fique livre para ser aplicada na movimentação de carga, a qual foi projetada.

Sistema de desmontagem e montagem do mastro da SCHWING S32XD

Na obra, a SCHWING S32XD trabalha no bombeamento e distribuição de diferentes tipos de concreto, como o de 35 MPa, o de 50 MPa, sem pigmento e com pigmento vermelho (para se destacar no local onde foi aplicado). “As edificações têm alta densidade de armadura, devido a isso, o concreto aplicado é de alta resistência com agregado graúdo de Dimensão Máxima Característica (DMC) igual a 9,5 mm, visando facilitar a aplicação nessas estruturas”, explica Thiago.

“A Hobimix é uma empresa parceira que com excelência e conhecimento atende todos os tipos de obras. Motivados por mais um desafio técnico buscaram na SCHWING-Stetter a solução exata e todo suporte técnico para este projeto.” afirma o Eng. Luiz Polachini, gerente comercial da SCHWING-Stetter.

“Por ser uma obra de grandes volumes de aplicação de concreto e desafios estruturais, após diversas reuniões técnicas entre nossas engenharias, concluímos que para obter a maior produtividade no menor espaço de tempo aliados ao melhor custo/benefício, o equipamento ideal para os prédios, seria a Auto Bomba para Concreto com Mastro de Distribuição Destacável SCHWING S32XD. Considerado o equipamento mais leve do mercado e de fabricação nacional ele pode trabalhar como Auto Bomba com Mastro de Distribuição ou ter seu mastro com alcance  de 28 metros desacoplado da estrutura principal tendo como função a distribuição do concreto laje a laje com elevação hidráulica. Os resultados desta obra nos mostram que com conhecimento e tecnologia aplicada, podemos tornar duradoura uma parceria.”, conclui Polachini.

Mega Estrutura Universitária

O complexo da UNILA possuirá uma Central de Utilidades com abastecimento de água, energia elétrica, e água gelada para o sistema de ar condicionado para atender as edificações. A interligação da Central de Utilidades com os demais edifícios ocorrerá por meio de uma galeria de utilidades subterrânea, por onde passarão as linhas de água potável, esgoto, água gelada, cabos elétricos, de telecomunicações e demais serviços.

Em relação aos requisitos de sustentabilidade, foram previstos no projeto vários requisitos, destacando-se volume de corte do terreno equivalente ao volume de aterro, dispensando o transporte externo de material. Serão utilizados materiais que, preferencialmente, permitam pontuação para Certificação Green Building, tais como acabamentos claros para evitar o efeito “ilha de calor”, pisos externos permeáveis para redução de impacto da implantação do conjunto no local, vidros específicos para melhorar o conforto térmico interior, automação, controle e eficiência dos sistemas elétricos e de condicionamento de ar, entre outros.

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