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Concretagem de Poços da Estação Adolfo Pinheiro – Linha 5 Lilás no metrô de São Paulo

Enviado em: 14/05/2012 às 16:05:16

Concretagem de Poços da Estação Adolfo Pinheiro – Linha 5 Lilás no metrô de São Paulo

Concluída, linha terá 20 km de extensão e 17 estações; investimento total será de R$ 6,9 bilhões

Trecho Largo Treze – Adolfo Pinheiro O trecho entre as estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro, que corresponde ao lote 1 da expansão, teve as obras iniciadas em setembro de 2009 e a estação Adolfo Pinheiro está sendo construída por método de escavação que utiliza cinco poços sequenciais para a estrutura civil da edificação.

As escavações de dois poços já foram concluídas. No terceiro poço, as escavações encontram-se com 90% (2011) da obra já executada. Cada poço possui 32,8m de diâmetro e 24m de profundidade. Para a concretagem deste poço (foto) foram utilizados 1 Auto Bomba para Concreto SCHWING-Stetter modelo S 39 SX com alcance máximo vertical de 39 metros e capacidade de bombeamento de 164 m³ por hora e outra Auto Bomba modelo S 32 X com alcance máximo vertical de 32 metros e capacidade de bombeamento de 96 m³ por hora.

Os dois poços restantes só poderão ser escavados e concretados após a execução do revestimento de concreto definitivo de três dos poços previamente escavados. Quando estiver concluído, o fundo da escavação ficará a 24m da superfície e as plataformas a 20m de altura em relação ao solo.

No trecho intermediário entre as estações Largo Treze (em operação) e Adolfo Pinheiro localiza-se o poço de obras Delmiro Sampaio, que possui 13m de diâmetro e 25m de profundidade. Esse poço está sendo utilizado para a escavação do túnel das vias por onde passarão os trens.

Na construção da estação Adolfo Pinheiro haverá a retirada de 92 mil m³ de terra e serão utilizados 25,1 mil m³ de concreto e 3.310 toneladas de aço. O trecho de cerca de um quilômetro entre as estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro está sendo construído pelo método NATM (escavação mecânica com jateamento de concreto) e deverá ser entregue em 2013. A previsão de demanda de passageiros/dia para este trecho é de cerca de 12.250 e o valor do investimento referente ao trecho é de R$ 187,8 milhões (obras civis e via permanente).

Foto: Divulgação – www.saopaulo.sp.gov.br

 

“A linha 5-Lilás do metrô vai atender mais de 10 hospitais. São 12 quilômetros de trem, 11 estações novas. Ela atende 250 mil passageiros por dia, e ela vai passar a atender 650 mil passageiros por dia”, declarou o governador Geraldo Alckmin ao vistoriar as obras.

 

 

 

 

 

 

 

 

Concreto e bombeamento:  Supermix Concreto S/A.
Consórcio Construtor:  CONSTRUCAP / CONSTRAN
Informações:  http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias
Equipamentos: Auto Bombas para Concreto SCHWING-Stetter modelos S 39 SX e S 32 X

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