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40 anos

Bomba de Pistão SCHWING – KSP 140 V (XL)

Enviado em: 25/07/2013 às 14:07:54

Solução SCHWING para o transporte do lodo desidratado – projeto em funcionamento na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Parque Novo Mundo Sabesp – SP.

No processo de transporte do lodo desidratado dos filtros prensa para o silo de armazenagem era utilizado um transportador de corrente, que provocava paradas constantes no sistema de transporte do lodo por motivos de sucessivas quebras dos seus componentes, devido o lodo ser um material muito agressivo, fator que gerava alto índice de manutenções corretivas.

Além das limitações no espaço físico do próprio projeto, devido a pequena distância horizontal e a grande altura entre o ponto de descarga do lodo desidratado e o silo de armazenamento, o que inviabilizava a utilização do transportador de corrente, devido ao ângulo de inclinação ser muito crítico ocorria o retorno constante do material. Havia um problema a ser resolvido, então foram feitas várias considerações para adquirir um sistema de transporte de lodo compatível com a aplicação que atendesse a necessidade da ETE Parque Novo Mundo por um preço acessível, a melhor solução foi utilizar a bomba de pistão.

Vantagens obtidas com a utilização da bomba de pistão SCHWING:
– Custo de manutenção corretiva zero (0), equipamento opera desde 25 de setembro de 2.010 sem parada por quebras de componentes ou manutenções corretivas, tempos de operação contínua de mais de 50.000 horas são comuns nesses sistemas.

 

Baixo custo com peças de desgaste – a única peça de desgaste que foi trocada desde o início de funcionamento da bomba foi o par de êmbolos de bombeamento em Viton DN-300, (peça do cilindro de bombeio que tem contato direto com o lodo) após 16.000 horas de trabalho constante – valor do par de êmbolos de bombeamento – R$ 5.000,00.

 

 

 

A substituição dos êmbolos de bombeamento é realizada em poucos passos, através do acesso facilitado à caixa d´água:

– Transporte por tubulação rígida em Aço Inox AISI 316, realizado sem emissão de pó, sem sujeira, sem odor e sem ruído – respeitando o meio ambiente.

– Bomba de alta pressão que pode bombear lodos com até 40% de sólidos secos.

– Baixo consumo de energia elétrica.
– Atendeu ao espaço disponível para o bombeio vertical de 23 metros de altura em uma pequena distância horizontal de 2 metros, transporte perpendicular, uma condição angular crítica para outros sistemas.
Vertical – 23,00 Metros de tubulação.

Horizontal – 2,00 Metros de tubulação

– Fácil operação, sistema de controle com intertravamentos de segurança e operação que garantem maior eficiência da bomba.
– Dispensa central dosadora de polímeros, somente utiliza sistema de lubrificação da tubulação de transporte do lodo quando a pressão de trabalho é excedida, por motivos de mudanças na umidade da torta que fica mais seca em alguns momentos com maior concentração de sólidos.

Utiliza – se o mínimo possível de lubrificação que pode ser água, óleo ou polímero bombeado por uma pequena bomba externa até que normalize a pressão e a bomba de pistão volte a bombear a torta dentro das pressões normais de trabalho – a injeção ou não injeção do lubrificante na tubulação ocorre automaticamente, de acordo com a variação da pressão, para preservar o mecanismo da bomba e de toda a tubulação.

– A bomba de pistão SCHWING é instalada com toda a tubulação de transporte em aço inox AISI 316 e suportes de fixação.

Essas vantagens fizeram a bomba de pistão SCHWING se consolidar como a escolha da melhor solução disponível no mercado para o transporte do lodo desidratado na ETE Parque Novo Mundo tanto do ponto de vista do aspecto técnico e econômico.

O pacote fornecido pela SCHWING na solução da ETE Parque Novo Mundo inclui os itens abaixo:

Equipamentos:

– Bomba de pistão KSP 140 V (XL)
– Alimentador SDL 500
– Unidade de acionamento EHS 1.600 Litros – 200 kW.
Acessórios:
– Tubulação em aço inox AISI 316 – 8 polegadas Schedule Diâmetro interno 202,7mm. X 8,18mm. de parede.
– Suportes de toda a tubulação em aço inox.
– Projeto de tubulação para bypass.
Instalações:
Elétrica: Conexão e energização do painel elétrico com o sistema de controle.
Civil: Bases para ancoragem dos equipamentos.
Mecânica: Montagem dos equipamentos com toda a tubulação de transporte.

Integração:

Foi realizado o comissionamento completo, treinamentos de manutenção, operação e segurança, o sistema foi entregue em funcionamento, sendo 100% operado pelos colaboradores da Sabesp até o dia de hoje. Todas essas informações podem ser confirmadas através do atestado técnico emitido pelo cliente no dia 10 de outubro de 2.011, através do contrato 09494/ 09-00, que comprova a satisfação do cliente no comprimento do fornecimento de equipamentos com as devidas prestações de serviços.

O sucesso da solução SCHWING no transporte do lodo desidratado da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Parque Novo Mundo Sabesp define novos conceitos e gera a perspectiva de grandes negócios nesse segmento de mercado.

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